Em reunião realizada na última segunda-feira, os conselheiros alvirrubros elegeram uma comissão que cuidará da reforma estatutária. As normas vigentes no clube, na atualidade, foram aprovadas em 2015. Urge a necessidade de mudança nas leis internas para que elas se adequem à nova legislação esportiva em vigor no Brasil. Caberá aos nomeados José Henrique Wanderley, Luiz Gayão, Maurício Pina, Roberto Selva e Rodrigo Ferraz o trabalho para reformulação. O ponto crucial, pra mim, é a profissionalização do clube. Defendo arduamente a remuneração para presidente e diretores há muitos anos. Em 1996, fui convidado por Américo Pereira para ser Diretor Profissional. Só que o estatuto não permitia um diretor remunerado.
A profissionalização do Náutico
Então, no papel, virei Gerente. E desde essa época creio na urgente necessidade de profissionalizar a gestão e remunerar o Presidente. O mandatário do clube tem que dar expediente, gerar receitas e resultados, além de fortalecer o patrimônio do clube. Mas como bater essas metas se ele passa o dia cuidando da própria empresa? Chega no clube cansado, no final do expediente pra tomar conhecimento dos problemas e só então partir pras resoluções. Tá errado! Espero que o quinteto da comissão chegue rapidamente à essa conclusão, para criar uma norma que seja facilmente acatada pelos conselheiros e sócios. Modernize-se Náutico!
Teste pra cardíaco
Importante preparar o espírito do torcedor tricolor pro ano que se aproxima. Não me preocupo com o Estadual ou Nordestão. No Regional, o que vier é lucro. No Pernambucano, a rivalidade impulsiona os jogadores. Chegando à semifinal, os clássicos tornam-se imprevisíveis. Mas a Série D é, sem a menor sombra de dúvida, a competição mais cruel do Brasil. Você tem que se classificar num campeonato e ganhar as copas em uma mesma competição. São três mata-matas nos quais, muitas das vezes, nem sempre vence o melhor. Espero que disputados nos tempos normais. Pênaltis, nenhum tricolor merece sofrer tanto.
Cinco titulares… E Barletta
Sendo bastante criterioso, cravaria apenas cinco jogadores como titulares absolutos para a Primeira Divisão do Sport em 2025. Caíque, Cariús, Thyere, Fabrício e Lucas Lima. Barletta seria o sexto elemento… se não fosse tão irregular. Outro que tem bola pra evoluir, mas não sei como se apresentará ano que vem pós contusão, é Romarinho.
Candidatos no Traíras
Dois dos três postulantes à presidência rubro-negra, para o biênio 25/26, estarão na bancada do Traíras, no canal Léo Medrado (YouTube). Hoje, reservamos o espaço pra Carlos Antônio Filho, mas ele não poderá comparecer. Amanhã, virá Raphael Arruda. E na sexta, Yuri Romão.